Por um transporte coletivo que atenda às necessidades da população

Por um transporte coletivo que atenda às necessidades da população
A situação do transporte coletivo em Foz do Iguaçu demanda soluções eficientes, sustentáveis e transparentes, que atendam às necessidades da população e garantam um serviço de qualidade.
A dinâmica do transporte coletivo em Foz do Iguaçu é caracterizada pela transferência de recursos públicos para o setor. Ao mesmo tempo em que o Município repassa altos e vultosos valores, a empresa concessionária do transporte coletivo, fornece um serviço aquém da necessidade da população.
Vejamos:
1) Poucas linhas/itinerários inadequados;
2) Horário muito espaçado entre os ônibus da mesma linha;
3) Ônibus lotados em vários horários do dia (não só nos de pico).
4) Problemas na integração da passagem.
Hoje, só pode trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem quem usa o cartão. Quem paga em dinheiro é obrigado a pagar duas vezes.
Muitas das linhas chegam no TTU e param, não vão mais ao Centro. Aí o passageiro que não usa o cartão é obrigado a pagar uma segunda passagem para conseguir continuar a viagem.
Tendo em vista o exposto, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, vem à público se somar às vozes que clamam por um debate em busca de soluções para o setor, colocando como pautas:
1- Solução imediata dos 4 (quatro) problemas apresentados nessa Nota;
2 – Democratização do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com efetiva participação da sociedade civil organizada; Das 24 cadeiras, 13 são do poder público, oito de operadores de serviços, e apenas três da população.
3 – Implantação em Foz do Iguaçu, da Tarifa Zero ou Passe Livre Universal, garantindo o transporte como um direito social.
4 – Criação de um Fundo Municipal do Transporte Coletivo
5 –Universalizar a acessibilidade às pessoas com necessidades especiais

Foz do Iguaçu, 29 de julho de 2023
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu