Foz do Iguaçu será sede da Convenção de Solidariedade a Cuba

O evento será realizado nos dias 13 e 14 no Hotel Foz do Iguaçu e contará com a  presença de autoridades do governo cubano       

A XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, a ser realizada em Foz do Iguaçu nos próximos dias 13 e 14, tem como temas centrais de seus debates:  as formas de solidariedade ao povo cubano; a campanha midiática internacional contra Cuba; a luta pela libertação dos cinco heróis presos nos EUA; a luta contra o bloqueio econômico e financeiro a Cuba; a organização das Brigadas Internacionais para Cuba; e o fechamento da base militar de Guantânamo.

O evento que terá inicio as 9h30 do dia 13 no Hotel Foz do Iguaçu, trará também, palestras sobre a economia, a educação e o sistema de a saúde em Cuba.

Estarão presentes na Convenção, o Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora, a vice-Ministra  da Educação Superior Aurora Fernandes Gonzales, a deputada Adriana Peres , esposa de Gerardo Hernandes – um dos cinco heróis cubanos presos nos EUA, Dr. Mauro Alfonso, encarregado de cooperação medica, Jorge Abigantud, diretor da agencia cubana de viagem AMISTUR S.A., Gladys Pedroza, especialista em economia  e Elio Gomes, vice-presidente do Instituto  Cubano de Amizade com os Povos.

Outro aspecto importante que também norteará as discussões da XXI Convenção, é o intercâmbio econômico e científico entre do Brasil e Cuba, já que a cooperação é favorável aos dois países. Havana e Brasília mantêm relações diplomáticas desde 1943 – interrompidas em 1964 e restabelecidas 22 anos depois. O Brasil é hoje o segundo maior parceiro comercial de Cuba na América Latina, depois apenas da Venezuela.

A XX Convenção Nacional de Cuba é uma realização da Associação Cultural Jose Marti e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz, com o apoio do Comitê Iguacuense de Solidariedade a Cuba, composto por 20 entidades da sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu.