APP Sindicato se une aos Atos de Repúdio à Tortura

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a tortura e promover a solidariedade às vítimas desse crime hediondo, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura é lembrado anualmente em 26 de junho, desde 1997. A data foi instituída durante convenção das Nações Unidas.

Desde então, ficou determinada a obrigatoriedade para que todos os Estados-membros das Organizações das Nações Unidades (ONU) adotem ações para prevenir, investigar e punir a tortura em todas as suas formas.

A tortura é uma violação grave dos direitos humanos e é proibida pelo direito internacional. Infelizmente, passados 35 anos de tão importante conquista, muitas pessoas em todo o mundo ainda são submetidas a essa prática desumana.

No Brasil, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2019 até julho de 2022, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), os relatos de tortura de presos feitos a juízes mais do que dobraram. Essas violações somaram pelo menos 44,2 mil denúncias sobre tortura e maus-tratos feitas durante audiências de custódia.

Neste dia, a APP-Sindicato/Foz se une a organizações sociais e aos(às) demais defensores(as) dos direitos humanos no esforço da conscientização sobre a tortura. Ressalta-se a importância do apoio às vítimas, a reparação e a erradicação total de tal crime, injustificável sob qualquer circunstância.

É necessária a união de toda a sociedade na promoção da cultura baseada no respeito, para a construção de um mundo onde a dignidade de todas as pessoas seja respeitada.

Tortura nunca mais!
APP-Sindicato/Foz