Roda de conversa aborda “Violência e Paz” na Feira do Livro de Foz

Spread the love

Fórum Permanente pela Paz e Centro de Direitos Humanos participam de evento na terça-feira, 9

 

flyer-isel-web-2
Terça, 9h, às 16h

Em uma Roda de Conversa, o Fórum Permanente pela Paz e o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular fomentam debate sobre a Violência e Paz em Foz do Iguaçu, na 10º Feira Internacional do Livro em Foz do Iguaçu. A Roda de Conversa buscará expor alguns encaminhamentos com relação às denuncias de violência em Foz do Iguaçu e ações por uma Cultura da Paz.

Como o próprio significado da palavra Fórum revela: espaço de discussão pública e democrática, o convite é aberto para discutir a sociedade iguaçuense sob as problemáticas da violência e paz na cidade.

Ponderar, refletir, discutir e debater a realidade iguaçuense: Quais são os índices atuais da violência contra a Vida? Quem são as principais vítimas da violência? Como é sofrida a violência estrutural e simbólica que permeia o dia-a-dia cotidiano da fronteira? Como são pensadas as soluções para modificar o cenário de Foz do Iguaçu ‘representar’ uma das cidades mais violentas do país?

Este e outros questionamentos, não tem uma resposta certa ou definida, entretanto, em busca de uma resposta o Fórum Permanente pela Paz e o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, fomentam o debate para que as soluções e reflexões floresçam da própria sociedade, ciente da sua realidade e autocrítica do papel transformação e responsabilidade.

Para chegar a uma Cultura da Paz, para pensar em uma sociedade pacífica, é necessário conhecer e desconstruir a cultura da violência, e são estas as provocações iniciais: expor aspectos sobre violências e violações dos Direitos Humanos em Foz do Iguaçu, para depois, mobilizar ações de empoderamento da sociedade civil, ações significativamente transformadoras que partem de baixo, na qual a sociedade é principal protagonista responsável por sua transformação.

A Roda de Conversa: “Fórum Permanente pela Paz e Direitos Humanos” será encaminhado e mediado pela professora Isel Talavera, membro da Direção do CDHMP, professora do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), mestranda em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA) e Bacharel em Relações Internacionais.

 

Roda de Conversa: “Fórum Permanente pela Paz e Direitos Humanos”

10º Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Local: Espaço das Letras

Data: 09/09/2014

Horário: 16 horas

Mediação: Professora Isel Talavera