Reunião de planejamento e organização do CDHMP

No último dia 21 de março, a diretoria do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu reuniu-se para planejar e organizar aspectos administrativos e funcionais da entidade. Participaram da reunião a presidenta Cristina Blanco, a tesoureira Olívia Araújo Saracho, o secretário-geral Jhonatan Vieira, a diretora de comunicação Karen Susan da Rosa e o coordenador do Ponto de Cultura Samuel Cassiano.

reunião 21.03.2016
Diretoria do CDHMP

Além de buscar encaminhar pendências como o alvará, a diretoria a implementação de um protocolo geral de atendimento, pra atender demandas externas. Também foi debatido algumas “normativas” que deverão ser apresentadas ao colegiado na próxima assembleia ordinária. A proposta é complementar alguns pontos omissos do Estatuto, como por exemplo a biblioteca e os equipamentos do Ponto de Cultura. Ambos são considerados patrimônio do CDHMP, portanto, regidos de forma geral pelo disposto no Estatuto. A normativa pretende especificar os usos dos equipamentos e empréstimos da biblioteca.

Outra proposta é uma normativa que estabeleça o critério de equidade de gênero e de diversidade étnico e geracional no processo de composição das diretorias e conselho fiscal sempre que houver eleição. A proposta de alternância de gênero na presidência da entidade a cada mandato também será apresentada ao colegiado.

Diretoria do CDHMP

Critério para seleção de projetos e de estagiários também foi discutido, debatendo-se a importância da transparência e impessoalidade em futuros processos seletivos, como pontuação de currículo e da experiência pessoal e envolvimento com ativismo em diferentes causas (coletivos feminista, LGBT, movimentos sociais, etc). Retomar o livro de presença dos membros é outra medida a ser resgatada, cumprindo a determinação do Estatuto no que se refere a frequência de 50% dos membros nas reuniões ordinárias da entidade.