REQUERIMENTO DE FUNDO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL
POR CLAUDIO SIQUEIRA, 3 DE JUNHO DE 2020
Nesta terça-feira, 2 de junho de 2020, os membros do colegiado do CDHMP e ex presidentes do Conselho Municipal de Cultura de Foz (CMPC), José Luiz Pereira e Roberto Vieira Virginio entregaram ao vereador Luiz Queiroga (PTB) uma solicitação de requerimento ao município para a criação de um fundo de auxílio emergencial para os artistas, produtores independentes e entidades culturais que devido à pandemia de COVID-19 estão impossibilitados de trabalhar.

José Luiz Pereira e Roberto Vieira Virginio entregaram ao vereador Luiz Queiroga (DEM) uma solicitação de requerimento ao município para a criação de um fundo de auxílio emergencial para os artistas, produtores independentes e entidades culturais
Apesar do município ter regulamentado um fundo municipal de cultura, com um montante de mais de meio milhão de reais depositados, nenhum plano emergencial foi apresentado por parte do executivo para mitigar a perda de renda de artistas durante a pandemia.
Com essa ação de solicitação de requerimento, o colegiado do CDHMP – Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu; acredita que possa abrir o debate para outras ações que assistam às necessidades emergenciais da classe artística bem como do povo de rua e da categoria dos guias de turismo, duramente golpeados com a crise do turismo que se instalou na cidade com a pandemia.