Jakaré Valija, curta de animação estenha

Spread the love

Curta de animação paraguaia é lançada 30 de janeiro de 2021 na plataforma digital YouTube

Jakaré Valija (Cortometraje animado)
Jakaré Valija

O curta de animação criado por estenhos (moradores de Ciudad del Este no Paraguai) conta um resumo da façanha do então Sargento Capitão Manuel Irala Fernández (Jakaré Valija), que se destacou durante a Guerra do Chaco, por suas patrulhas distantes na retaguarda inimiga e foi lançado dia 30 de janeiro de 2021 na plataforma digital YouTube.

Neste curta o Avô conta como foi que Jakaré Valija roubou uma pasta que continha informações importantes sobre as tropas inimigas, eram documentos de vital importância para vencer!

Durante a guerra do Chaco, ele serviu aos R.I.15 “Lomas Valentinas” e foi considerado o primeiro espião paraguaio. Infiltrou-se no acampamento principal do Coronel Adolfo Chirife, roubou uma mala cujo conteúdo desconhecia e regressou vitorioso na sua missão de espionagem. Como prova de seu trabalho de espião, apresentou a seu chefe, Félix Cabrera (posteriormente prefeito, durante a guerra do Chaco) a mala que havia tirado. Ele o abriu e o encontrou cheio de dinheiro (uma fortuna para a época), mapas com a localização dos demais acampamentos chirifistas e um caderno com milhares de nomes anotados, cidade por cidade, identificando as pessoas que colaboraram com Chirife. Essas informações levariam a uma das maiores invasões nacionais do século XX.

Os acampamentos foram encontrados de acordo com os mapas e depois eliminados. Milhares de prisioneiros interrogados. O dinheiro era para comprar armas da Argentina.

Mas antes de todos esses acontecimentos, o Major Félix Cabrera vislumbrou a extensão da infiltração de Irala Fernández e a retirada daquela mala. Felicitou efusivamente o seu subordinado, então com 29 anos, e disse: “Nde Manuel, entrou na mala como um iacaré“.

Alguns soldados do acampamento ouviram a expressão de Cabrera, e quando Manuel Irala Fernández saiu da tenda do chefe disseram: “Ápe oú (Lá vem) Yacaré Valija” – TRÊS VIVOS PARA YAKARÉ VALIJA! E assim nasceu aquele apelido de guerra,

Chirife foi derrotado pouco depois.

FICHA TÉCNICA:

Andrés Martinez

José Melgarejo

Jullianna Barreto

Alicia Ortyz

Rodrigo Nuñez

Animação e direção:

Andrés Martinez

Roteiro:

Jullianna Barreto

Background e Props:

Alicia Ortyz

Clean-ups e Cores:

Rodrigo Nuñez

Música e Foleys:

José Melgarejo

Vozes:

Abuelo: Hugo Martinez

Niño: Rafael Martinez

ENDEREÇO: https://youtu.be/dkStPDZD6ls

#cultura #arte #AméricaLatina #CDE #PY #animação