I Encontro Nacional de Familiares promovido pela Comissão Especial sobre Mortos e Desparecidos Políticos

Spread the love

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, segunda-feira e terça-feira, ocorrerá, em Brasília, o I Encontro Nacional de Familiares promovido pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e demais parceiros.

O mês de dezembro marca importantes datas para os Direitos Humanos: além de se comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o mês também marca os 23 anos da instituição da Lei 9.140/95, que criou a CEMDP.

Tendo em vista o histórico de lutas de familiares de pessoas mortas e desaparecidas em razão da ditadura militar, o Encontro tem como objetivo facilitar a reunião desses sujeitos que empunharam a mesma bandeira em diferentes partes do país, com participação, inclusive, das novas gerações. Será, ainda, uma oportunidade de atualizar familiares sobre os trabalhos da CEMDP, acolher suas reivindicações e refletir sobre a continuidade das atividades da CEMDP, tendo em vista a atual conjuntura política. O evento se integra ao calendário de atividades que a Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos realiza para a comemoração dos 70 anos da DUDH.

Entre as atividades do Encontro, estão programadas ações referentes ao Banco de Perfis Genéticos e de retificação de assentos de óbito, nos termos da Resolução nº 2 da CEMDP.