Fundador do CDHMP recebeu a Medalha Chico Mendes de Resistência

O decano da imprensa de Foz do Iguaçu e fundador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, o jornalista Aluízio Palmar, recebeu na  no dia treze de dezembro, a Medalha Chico Mendes, em solenidade organizada por movimentos e entidades que atuam na pauta de defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana.
A Medalha Chico Mendes de Resistência, foi criada pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro – GTNM/RJ, juntamente com outras entidades, para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou internacionais, por suas lutas na defesa dos direitos à vida e à liberdade e por uma sociedade plural, fraterna e sem torturas, reafirmando sua dignidade e sua memória. Essa homenagem, prevista em seu estatuto desde a sua fundação, em 1985, vem sendo cumprida desde 1989, anualmente, no dia 1º de abril ou em data próxima.
No dia 22 de dezembro de 1988, o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, ficou indignado com as homenagens prestadas resolveu criar a sua própria medalha, no sentido de homenagear pessoas e entidades que tenham se destacado nas lutas de resistência, na defesa dos direitos humanos e dos povos e no combate a qualquer tipo de ditadura, de violência e de tortura.
Desde 1989, são homenageadas 10 pessoas ou entidades, de diferentes categorias, de acordo com suas áreas de atuação em suas lutas em prol dos direitos humanos. Muitas entidades do Rio de Janeiro, por sua atuação militante na defesa dos Direitos Humanos, participam da escolha dos candidatos.