Fórum Permanente pela Paz faz formação em Direitos Humanos

Spread the love

Grupo decide instruir-se em DH para alicerçar ações pela paz
Clique aqui para fazer a sua inscrição – http://goo.gl/HzyK5I

O Fórum Permanente pela Paz, espaço democrático criado pela sociedade civil através do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular para combater a violência em Foz do Iguaçu, observou a necessidade de conhecer os fundamentos dos Direitos Humanos para apropriar-se deste como um instrumento de transformação social. Torna-se imprescindível este estudo e debate, principalmente em uma sociedade que trata o assunto de forma estereotipada, em que o próprio conceito foi desqualificado.

Dessa forma, para quantificar e advertir sobre os dados da violência, o Fórum Permanente pela Paz se reúnem através de um grupo virtual para fomentar o estudo em DH com discussões de textos, e procura encaminhar denúncias sobre violações de direitos constituindo-se como um espaço democrático e um observatório da violência em Foz do Iguaçu.

Este é o propósito de instruir-se em DH, ferramenta que possibilita pensar a realidade social e transformá-la para formular ações, orientar e garantir direitos que cheguem às minorias. A metodologia da formação em Direitos Humanos buscará um modelo que esteja próximo da sociedade e se desdobre em ações constantes em comunidades, buscando sempre um diálogo com as teorias.  As inscrições são abertas para a Formação em DH e possibilitará também congregar pessoas que contribuam para ampliar redes necessárias de combate à violência.

Existe a necessidade imprescindível de transformar a imagem de Foz do Iguaçu como uma das cidades mais violentas do Brasil, logo, o debate crítico sobre Direitos Humanos permite a formação de uma massa crítica e pensante que possa se posicionar e multiplicar ações para transformar esta realidade.

Sendo assim, a agenda do Fórum Permanente pela Paz pode revelar-se como um instrumento de analise social e de formação contínua em Direitos Humanos, pois deve andar junto com as demandas da sociedade iguaçuense. A intenção é elevar os debates públicos fortalecendo a cidadania participativa e propor um palco onde estas problemáticas analisadas indiquem o caminho de uma Foz do Iguaçu que integre as pessoas em uma cidade construtivamente mais igualitária e pacífica.

Oficina
Direitos Humanos por uma Sociedade de Paz
Sábado dia 05-04
Inscrições: 14h30
Atividades: 15h às 18h

Abordagem Histórica dos Direitos Humanos
Prof. Carlos Alberto da Silva
Mestre em Filosofia, Especialista em Filosofia do Direito e Graduado em Filosofia pela Faculdade Arnaldo Busato (FACITOL).

Ética e Direitos Humanos: o cotidiano (in) possível
Prof. Antonio Neto Santos
Mestre em Filosofia e Ciências Humanas com ênfase em Ética, Especialista em Educação e Bacharel em Filosofia pela PUC São Paulo.

Roda de Conversa com os Multiplicadores de DH

Para participar do Fórum Permanente pela Paz acesse esse o grupo em http://groups.google.com/group/forum-cdhmp-foz
Será entregue certificado aos participantes.