Cineclube exibe “O menino e o mundo”

Spread the love


Foram realizadas duas sessões na última sexta-feira (23), no Centro de Convivência Francisco Buba

Derliz Moreno

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu – CDHMP, por meio do ponto de cultura “Cultura da Paz – Comunicação, Saberes e Arte para a Paz”, promoveu na última sexta-feira (26), duas exibições do filme “O Menino e o Mundo”, no Centro de Convivência Francisco Buba, localizado na região do Porto Meira.

Participaram cerca de 80 crianças e adolescentes que frequentam o Centro no período da manhã e no período da tarde. Esta foi uma das atividades diferenciadas que os alunos do local participaram nesta semana.

Uma das organizadoras do evento, Daniela Schlogl, que coordena a oficina de jornal, disse que “a intenção do cineclube é garantir o acesso à cultura. Nesta ocasião, discutimos, ao final do filme, assuntos como os direitos humanos e o direito ao trabalho”. Revelou.

FILME

“O Menino e o Mundo” é uma animação brasileira, do diretor e escritor Alê Abreu, lançado em janeiro de 2014. Uma das características da produção, é a ausência de diálogo, que possibilitou aos telespectadores terem o contato com um outro tipo de linguagem.

A história é de um menino que sai de sua aldeia para procurar o pai na cidade, que deixou a família para trabalhar. Nesta viagem, o personagem principal depara-se com a realidade, encontrando desigualdades sociais.

APOIO

O ponto de cultura conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, além de entidades parceiras como o Centro de Convivência Francisco Buba, o Colégio Estadual Dobrandino da Silva, o Projeto Cinemeira (do Colégio Estadual Três Fronteiras), o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), o Cinelatino, a Guatá e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Derliz Moreno é acadêmico de jornalismo .