CDHMP protocolou pedido de tombamento do Bosque Guarani ao prefeito Chico Brasileiro

Os Ofícios ao Prefeito e ao Cepac foram protocolados na Prefeitura Municipal
A presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, professora Tamara André, protocolou, Ofício destinado ao prefeito Chico Brasileiro, solicitando que o Bosque Guarani, seja considerado Patrimônio Natural do Município de Foz do Iguaçu.
O Bosque Guarani, situado no centro da cidade, possui 4,5 hectares e cerca de mil árvores nativas e quatro lagos, além de duas nascentes, existentes no local.
De acordo com o CDHMP, o Bosque Guarani é um sítio paisagístico e natural, que constitui patrimônio cultural do Município, estando vinculado aos Direitos Humanos, no sentido de valorização da vida e da dignidade da pessoa humana.
O CDHMP alega em seu Ofício que o pedido de tombamento está amparado na Constituição Federal, que diz em seu Artigo 225, que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”
Ainda, no Ofício protocolado, o CDHMP solicita que os bens naturais do Bosque Guarani sejam declarados de uso comum do povo e essenciais à sadia qualidade de vida da população e inscritos no Livro de Tombos
Andrea Palmar de Almeida, Tamara André e 1 outra pessoa
1 comentário
1 compartilhamento
Curtir

Comentar
Compartilhar

1 comentário

  • Flaldemir SantAnna de Abreu

    Eu fiz uma campanha no início do governo do Chico Brasileiro para que a prefeitura acabasse com o zoológico no Bosque Guarani, enviando diariamente mensagens ao prefeito e nos grupos do whatsapp, levei muita paulada, sofri diversas críticas de assessores políticos e militantes que se diziam de esquerda, principalmente do PCdoB, e não apareceu nenhum ambientalista para me defender e apoiar a minha reivindicação ou apenas se solidarizar com os animais enjaulados em local inapropriado. Agora aparecem uns dizendo que querem salvar as árvores do Bosque, mas o que precisamos é de um projeto que minimize os impactos ambientais e garanta segurança para a população com a construção de um parque ecológico que possa ser frequentado por todos. Afinal, alguém poderia publicar o projeto que a prefeitura desenhou para o bosque?