CDHMP é uma das entidades mais votadas para o Conselho Municipal de Cultura

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu – CDHMP, é uma das entidades eleitas para compor o Conselho Municipal de Cultura de Foz do Iguaçum estando representado ppor Diego Carvalho e Roseane dos Santos;
A 5ª Conferência Municipal de Cultura de Foz do Iguaçu, presente dentro do planejamento da Conferência Nacional, foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro na sede da UNIFOZ (Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu), com o tema Democracia e Direito à Cultura, objetivando realizar debates, gerar propostas para melhoria das políticas culturais no município e a eleição dos delegados que serão representantes das sociedades civil e governamentais para a Conferência Estadual de Cultura e das entidades para compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Na sexta-feira, dia 15, ocorreu abertura da conferência com discussão e aprovação do Regimento Interno, além da palestra Magna com Pedro Vasconcellos, Diretor de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura – MinC (Ministério da Cultura). A mesa foi conduzida pelo Diretor do Conselho Municipal de Políticas Culturais, André dos Santos. “Este é um passo fundamental para evolução cultural no município”, destaca André dos Santos.

No dia 16, a Conferência foi realizada em duas partes, pela manhã aconteceu à reunião dos eixos de trabalho e a elaboração de propostas a serem apresentadas e votadas na plenária. Na parte da tarde, ocorreram às eleições para os delegados civis e governamentais. No final do evento, foi realizada a votação entre 24 entidades inscritas, das quais 17 foram eleitas para compor o CMPC, no mandato que vai de 2023 a 2025
As entidades eleitas na 5ª Conferência Municipal de Cultura precisam até dia 01/10/2023, indicar 02 representantes, sendo 01 (um) titular e 01 (um) suplente, na forma do Modelo de Indicação, com todos os dados exigidos no modelo. Acrescido ao Ofício é necessário que os indicados individualmente assinem o termo de compromisso.

Caso não sejam enviados os documentos no prazo regimental, a entidade não tomará posse e abre vaga para as suplentes:

‘Art. 30: No prazo de até 15 (quinze) dias após o encerramento da V Conferência Municipal de Cultura (01/10/2023) as entidades eleitas deverão enviar a indicação de representantes assinada pelo responsável pela entidade e termo de compromisso assinado pelos representantes para o e-mail conselhoculturafoz@gmail.com, conforme modelos disponíveis no site https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/#/site/pagina/cmpc, na aba ‘Anexos’, sob pena de não tomar posse’.