Ação em campo: Ponto de Cultura do CDHMP

O Ponto de Cultura “Cultura da Paz – Comunicação, Saberes e Arte para a Paz” é um projeto desenvolvido pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, em parceria com o Ministério da Cultura e com  a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Por Samuel Cassiano, coordenador do projeto

Em seu segundo ano de atividades, o Ponto tem obtido resultados gratificantes em campo. São realizadas semanalmente três oficinas de conteúdos distintos, bem como um cineclube por mês e uma Amostra Cultura ao fim de cada semestre. A equipe é formada pela economista Daniela Schlögel (oficina de Jornal), pelo acadêmico de Cinema e áudio visual Maurício Ferreira (oficina de vídeo) e pelo historiador Samuel Cassiano (oficina de comunicação), ambos ativistas do Centro de Direitos Humanos. E conta com o apoio da diretoria e membros do colegiado do CDHMP, Cristina Blanco, Amilton Farias, Jhonatan Vieira e Alexandre Palmar. Os envolvidos no projetos reúnem-se mensalmente para avaliar o projeto.

A oficina de jornal desenvolve-se a partir da análise crítica de um vídeo ou texto sobre direitos humanos, para em seguida, utilizando a criatividade dos participantes, criar uma página para o fanzine. Acontece toda quarta-feira, das 14:oo às 16:00 horas, no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira. As atividades são coordenadas por Daniela.

Apresentação da oficina de jornal – 10/03/2016
Oficina de jornal – 27/04/2016

 A oficina de vídeo apresenta a proposta de unir conhecimentos técnicos de produção de vídeos como instrumento para denunciar violações de direitos humanos e ao mesmo tempo produzir materiais de divulgação das próprias atividades sociais e culturais desenvolvidas na comunidade à qual os participantes fazem parte. As oficinas são coordenadas por Maurício e são realizadas às segunda-feiras das 17:00 às 19:00 horas, no Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva.

Oficina de vídeo – 18/04/2016

Por sua vez, a oficina de comunicação busca desenvolver as habilidades comunicativas dos participantes (exposição oral, textual, corporal) como instrumento para sensibilizar e promover a difusão de saberes. Nesse sentido, uma das atividades realizadas no mês de março foi a simulação de um “Tribunal dos Direitos Humanos”, tendo a encenação tido lugar após o uma roda de conversa sobre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. A atividade é realizada no Centro de Atenção Integral ao Adolescente, às terças e quintas, das 15:15 às 16:15 horas, coordenadas por Samuel.

Oficina de comunicação
Oficina de comunicação – 10/03/2016

Cineclube

Cineclube do mês de março – Meus Amigos Chineses

O cineclube do mês de março aconteceu no último dia do mês, 31, e aproveitou para debater a simbólica data do Golpe Militar de 1964 que instaurou a Ditadura que perduraria por 21 anos. O curta-metragem Meus Amigos Chineses, narrando a história dos jornalistas chineses presos durante o golpe. O cineclubinho do mês de abril, realizado no Centro de Convivência Francisco Buba no dia 28 de abril, contou com a exibição do filme Piratas Pirados, Na animação, o Capitão Pirata quer ser o pirata do ano e para isso acaba trapaceando. Arrepende-se e busca consertar seus erros. Após a exibição, as crianças conversaram sobre competição e respeito ao colega. A ideia é realizar os cineclubes entre a terceira e última semana de cada mês, dentro de escolas do Porto Meira, que podem oferecer a estrutura física necessária para a atividade.

Cineclubinho de abril – Piratas Pirados

Os conteúdos que estarão sendo produzidos nas oficinas (zines, teatro, redações, cartazes, vídeos) serão apresentados em um Amostra Cultural que será realizada em julho, no Porto Meira. Todo o material está sendo divulgado no blog do Ponto de Cultura: Projeto Cultura da Paz

Confira mais alguns registros das atividades:

Daniela apresenta a oficina de Jornal no Colégio JK
Elaborando o fanzine
Roda de leitura e conserva sobre trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 

Oficina de Comunicação – 17/03/2016
Simulação de um tribunal – 12/04/2016

 

Tribunal dos Direitos Humanos
Oficina de vídeo 25/04/2016